A Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda foi fundada em 17 de julho de 1961 pelo Presidente da República Jânio Quadros, como parte de Universidade Nacional do Trabalho, praticamente nos primórdios da operação da Cia. Siderúrgica Nacional, marco da modernização tecnológica do Brasil que atraiu para a região diversas indústrias metalúrgicas, mecânicas, fundições e especialistas afins. A EEIMVR foi criada com o intuito de graduar Engenheiros Metalúrgicos, em cuja formação tivesse havido grande interação prática com a indústria.
Em 2001 os cursos de graduação foram ampliados com a implantação dos cursos em Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. No segundo semestre de 2005 foram implantados os cursos de graduação em Administração e Engenharia do Agronegócio.
Hoje a região Sul Fluminense é prospera e desenvolve tecnologia de ponta nos setores metal-mecânico, automobilístico, entre outros.
Docentes e discentes da EEIMVR vêm acompanhando esta evolução, participando, absorvendo e influindo nesta transformação, através da interação com as principais empresas da região, por meio de convênios e parcerias.
Com a consolidação do Curso de Graduação em Engenharia de Produção, o Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção foi criado em 2015. A implantação deste curso em Engenharia de Produção tem um papel relevante para o desenvolvimento socioeconômico da região, pois trata-se da engenharia que reúne conhecimentos técnicos e gerenciais, abrangendo um conjunto de competências valorizadas nos mercados contemporâneos. O PPGEP é um Mestrado Profissional com Área de Avaliação da Capes em Engenharias III. O curso é gratuito e as aulas são ministradas no período noturno.