O Programa de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção, PPGEP, está buscando ampliar as relações com instituições estrangeiras para criar parcerias específicas para a mobilidade dos alunos e docentes do programa. Parcerias com universidades da Austria e França foram realizadas por iniciativa da EEIMVR.
A Superintendência de Relações Internacionais (SRI-UFF) da Universidade Federal Fluminense é responsável pela política de internacionalização e mobilidade acadêmica da instituição. Deste modo, os docentes e alunos do curso de Mestrado Profissional em Engenharia de Produção podem, via SRI, identificar as instituições de interesse que têm convênio com a UFF para interagir internacionalmente. Para maiores informações em relação a SRI clique aqui.
Para acessar os convênios de internacionalização da UFF clique aqui.
Os alunos estrangeiros que tenham interesse na UFF poderão acessar as informações pelo site clique aqui.
PROGRAMA DE FOMENTO A INTERNACIONALIZAÇÃO
Existem diversos programas de fomento para a participação de ações internacionais de alunos e docentes. Anualmente, o CNPQ, CAPES e FAPERJ oferecem editais para internacionalização, em que recomendamos fortemente a participação dos membros do programa.
Adicionalmente, existem outras instituições internacionais que oferecem oportunidades para internacionalização no âmbito da pesquisa. Recomendamos que o corpo discente e o corpo docente estejam atentos as oportunidades de internacionalização. Listamos algumas das principais instituições que fornecem suporte para estudar no exterior:
- Fulbright Program – Oferece bolsas de estudo e intercâmbio educacional em vários países, apoiando estudantes, pesquisadores e professores.
- DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst) – A Fundação Alemã de Intercâmbio Acadêmico oferece bolsas e programas de pesquisa para estudantes e acadêmicos estrangeiros na Alemanha.
- European Research Council (ERC) – Financia pesquisas de excelência em toda a Europa, apoiando cientistas e estudiosos em diversas áreas.
- National Science Foundation (NSF) – Financia pesquisas em ciência e engenharia nos Estados Unidos.
- Japan Society for the Promotion of Science (JSPS) – Oferece bolsas de pesquisa e programas de intercâmbio no Japão.
- Canada Foundation for Innovation (CFI) – Financia pesquisas e infraestrutura de pesquisa no Canadá.
- Australian Research Council (ARC) – Financia pesquisas e projetos acadêmicos na Austrália.
- Wellcome Trust – Financia pesquisas biomédicas e de saúde global em todo o mundo.
- Bill & Melinda Gates Foundation – Financia projetos em saúde, educação e desenvolvimento global.
- Ford Foundation – Apoia pesquisas e programas em áreas como justiça social, igualdade de gênero e desenvolvimento sustentável.
- Newton Found – financia projetos de pesquisa conjuntos e programas de mobilidade para pesquisadores, visando abordar desafios globais, como saúde, mudanças climáticas, segurança alimentar, urbanização e desenvolvimento sustentável.
INTERAÇÃO DE DOCENTES E ALUNOS NO ÂMBITO INTERNACIONAL
Em 2018, três discentes regularmente matriculadas no PPGEP foram para a Universidade de Corunha para atividades acadêmicas relacionadas às suas pesquisas.
Os discentes ficaram por seis meses na Espanha, cursando disciplinas e desenvolvendo suas dissertações. Essa atividade foi possível devido ao Convênio entre a Universidade da Corunha na Espanha e o programa de Mestrado em Engenharia de Produção.
É importante ressaltar a participação de docentes estrangeiros participando das bancas de defesa de mestrado que estão ocorrendo em língua inglesa, permitindo ampliar e compartilhar saberes gerados no âmbito do PPGEP.
Além disso, docentes e alunos têm participado de congressos internacionais para divulgarem os resultados de suas pesquisas vinculadas ao PPGEP.